sábado, 20 de julho de 2013

NO PRINCÍPIO...

Depois de muito resistir à ideia de escrever ou ter um blog resolvi dar início a este projeto. Este blog tem por objetivo ser um meio por meio do qual poderei partilhar minhas convicções, anseios, dúvidas, pesquisas e experiências que tenho usufruído nos últimos 26 anos desde que passei a conhecer a Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada. Apesar de ter sido uma testemunha de Jeová muito atuante durante 20 anos (1987-2007) e de ter sido um dos anciãos (equivalente a pastor nos últimos 15 anos desse período) me desliguei oficialmente, por carta, deste grupo religioso, por discordar totalmente de várias posições doutrinárias promovidas pela liderança delas, o seu Corpo Governante. Após isso, passei os últimos pouco mais de 5 anos tateando por aí, aturdido, buscando um apoio espiritual, uma luz, e procurando entender e digerir tudo o que me aconteceu após ter tido a maior decepção que tive até hoje em toda a minha vida: a de ter sido ludibriado por falsas promessas escatológicas com aparência "bíblica" disseminadas pelo Corpo Governante das testemunhas de Jeová (Falarei de algumas delas posteriormente). 
Após muitas pesquisas criteriosas, analisando as coisas à luz da Bíblia Sagrada, orando e pedindo a iluminação do Espírito Santo para ter a certeza de que não estava sendo talvez crítico demais ou interpretando mal, tanto as explicações dadas pelo Corpo Governante das TJ's, bem como vários acontecimentos, atitudes e um espírito legalista-farisaico extremamente preocupante existente dentro da Organização, decidi que não poderia apoiar de sã consciência coisas que eu sabia estarem erradas e muito menos ensinar algo que eu não acreditava mais como sendo "a verdade" ou "nova luz" que parecia mais ser um retrocesso às antigas posições sustentadas no passado do que luz progressiva conforme este grupo interpreta (na realidade usa e abusa) o texto bíblico de Provérbios 4:18 - "Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito" (ARA).
Hoje, com a visão mais amadurecida, estou me decidindo a reconstruir a minha vida espiritual. Cheguei até a tentar algo há uns 4 anos atrás quando comecei a estudar e me associar um pouco com alguns grupos religiosos, mas acabei desanimando e permanecendo afastado e tendo verdadeiro asco por me ajuntar novamente a qualquer grupo religioso organizado sendo ele cristão ou não. A jornada eu sei que é longa e penosa mas nada que Cristo não mereça pois Ele sofreu muito mais, muito além do que eu e você possamos imaginar. Ou seja, os nossos sofrimentos não são nada perto do que Ele passou enquanto esteve entre nós "em corpo humano como o nosso" (Rom. 8:3 - NBV)
Antes de encerrar este bate-papo inicial gostaria de tecer alguns breves comentários: Meu objetivo não é atacar ou denegrir a imagem de qualquer grupo religioso que seja, mesmo minha ex-religião, na qual, por 20 anos, estive profundamente envolvido, atingir quaisquer de seus membros ou pessoas de qualquer outra fé em particular. Muito menos não estou e nem desejo associar-me, ou ter convívio, com aqueles que parecem ter o prazer de denegrir, do modo mais torpe possível, minha ex-religião ou qualquer outro grupo. Mas isto não significa, porém, que me refrearei de comentar ou expor aqui minhas ideias ou comentários acerca das constantes mudanças doutrinárias, meias-verdades e até mesmo falácias promovidas pela liderança das testemunhas de Jeová através de suas publicações distribuídas ao público. Mas isto será feito dentro dos limites da lógica e do respeito tendo por base a Bíblia Sagrada, do mesmo modo como alguns dos ex-membros das testemunhas tem feito, os quais, apesar de eu discordar de tais em alguns pontos, nutro grande respeito.
Comentários serão muito bem vindos, mas sempre serão aceitos dentro dos limites do respeito e cordialidade cristãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário