domingo, 25 de outubro de 2015


COMO TUDO COMEÇOU

"No ano de 1987, aos 20 anos de idade comecei a sentir um forte desejo de servir a Deus, e achava que já era hora de me decidir por uma religião. Visto que estava frequentando a Igreja Missionária Evangélica Maranata com uma amiga de infância resolvi tentar permanecer ali, embora não me sentisse nada a vontade com o estilo pentecostal de culto. O ponto de virada, porém, se deu num certo domingo quando o pastor começou a pregar sobre o assunto da necessidade de se buscar a salvação e fiquei prestando muita atenção, pois era algo que eu estava sentindo a necessidade insaciável de alcançar. Num certo momento do sermão, ele fez uma longa pausa e disse: “A pessoa pode estar frequentando a igreja, pagando o dízimo e fazendo tudo certinho, mas se não for o escolhido do SENHOR, de nada adiantará”. Nessa hora senti como se tivessem jogado “um balde de água gelada” sobre minha pequena fé. Voltei para casa aturdido e pensando: “como vou saber que sou um escolhido de Deus?” A partir daí, decidi não mais frequentar essa igreja e me afastei por algum tempo de religião, até que certo dia, indo à casa do meu amigo do ensino médio que mencionei mais acima, falei-lhe de minhas dúvidas e temores. Ele então me entregou um livro, da Torre de Vigia, chamado Raciocínios à Base das Escrituras me dizendo que tal livro “tiraria de vez todas as minhas dúvidas” e, de fato, parecia ter removido toda a escuridão lançada pela palavra imprudente daquele pastor, que posteriormente descobri que era fruto do mal interpretado ensino da predestinação crido em muitas denominações evangélicas. A partir daí, decidi me associar com o movimento das Testemunhas de Jeová em abril de 1987 e ali permaneci por exatos 20 anos achando que havia finalmente encontrado a “única religião verdadeira” dedicando toda a minha vida, dons e esforços em prol de uma crença que me pareceu tão sólida, mas que nos últimos 5 anos de minha associação com tal movimento percebi que, de fato, não era tão sólida assim.

"Os capítulos do livro trazem à atenção detalhes do porquê passei a questionar e, por fim, abandonar o movimento da Torre de Vigia, após 20 anos de associação, 15 dos quais como ancião (equivalente a pastor) de congregação, orador de grandes congressos e assembleias com assistências de mais de 5.000 pessoas. O que me levou a abandonar tantos anos de associação, amizades e, porque não dizer, deixar de lado o “status espiritual” adquirido dentro do movimento? O que posso dizer é que a decisão de abandonar o grupo não foi tomada por impulso, mas após cuidadosa consideração e muito adiamento, pois havia consequências de ordem pessoal e familiar envolvidas. Conforme o leitor verá, no decorrer da leitura, diferente de outros grupos religiosos, embora seja relativamente fácil tornar-se uma testemunha de Jeová não é tão simples assim deixar o movimento de maneira honrosa. Aliás, como é admitido por todos aqueles que chegaram a uma encruzilhada como eu, “não há saída honrosa” desse grupo, infelizmente.

"Embora tenha iniciado contando um pouco de minha experiência religiosa pessoal que me conduziu ao movimento das Testemunhas de Jeová, os próximos capítulos se concentrarão mais nos fatos e evidências que fortaleceram a minha convicção de que havia algo fundamentalmente errado no grupo, algo que me levou a questionar a legitimidade profética da Torre de Vigia. Gostaria de, por fim, lembrar a todos que lerem o livro de que meu alvo não é questionar a sinceridade e a fé das pessoas que estão nesse movimento, pois admito que a grande maioria delas é sincera e busca uma relação séria com Deus. Meu objetivo é mostrar através dos fatos, e a partir da própria literatura das Testemunhas de Jeová, porque tanto a base de sustentação teológica, bem como as suas pretensões de governança e de serem uma “teocracia” são ilegítimas, insustentáveis e como a história do movimento comprova isso. Sim, nada como estudar a história, o passado, para entendermos o porquê do movimento da Torre de Vigia ser o que é hoje e porque são ocultados fatos importantes que, se fossem amplamente divulgados aos membros, levaria muitos deles a abandonar o grupo assim como se deu comigo." 

Trecho do capítulo 1 de meu livro TESTEMUNHAS DE JEOVÁ: Uma análise de sua legitimidade profética. O livro está à venda no site Clube de Autores.

Um comentário:

  1. Olá Palominio tudo bom, já ouvi falar de você.

    Sou o Erivelton, filho do Irmão Reginaldo, li aqui 1 pouquinho de sua história, acredito nisto, não podemos nos acomodar no aprendizado, e como tenho falado, sem dúvidas há uma verdade absoluta, precisamos encontrá-la.
    Esperamos logo começar com as publicações de pregações em rede para ampliar o conhecimento dos que necessitam,
    mas para isso estou aprendendo a utilizar um software de edição, falta pouco, já temos algumas pregações filmadas em
    espera para edição, creio que Deus nos ajudará para que logo seja suprido essa necessidade.
    Agora que vi seu contato adicionei aos favoritos e poderemos sempre manter contato, quando você puder nos visitar apareça, continuamos na rua Lázaro Nini de Campos, Uberaba 34, aos 3 primeiros domingos, dando continuidade no trabalho do Senhor.

    Abraço a você e toda sua família na fé.

    ResponderExcluir