terça-feira, 15 de outubro de 2013

"Aprendais a não ir além do que está escrito" (1 Coríntios 4:6, ARC)
Infelizmente nota-se a cada dia uma triste tendência nas religiões que dizem advogar a Bíblia Sagrada como "sua única regra de fé e prática". O apóstolo Paulo ao escrever uma carta à congregação da cidade de Corinto no primeiro século de nossa era já havia notado a tendência que o ser humano tem em criar e ditar normas e regras. Todos aqueles que acreditam em Jesus Cristo precisam reconhecer o fato de que a única fonte autorizada de orientação para a vida cristã é a Bíblia Sagrada, pois Ele mesmo disse: "A Tua Palavra é a verdade" (João 17:17) Mas infelizmente muitos líderes e grupos religiosos que dizem seguir a Bíblia demonstram pelos seus dogmas, concílios e declarações doutrinárias oficias que a Bíblia é incompleta e insuficiente. A inventividade humana, de fato, não tem limites mas é justamente por isso que somos orientados na própria Bíblia a "dominar todo pensamento humano e fazermos com que ele obedeça a Cristo.” (2 Cor. 10:5 - NTLH). Se isso fosse seguido à risca pelas religiões que se dizem cristãs certamente não veríamos tantos desvairios teológicos e doutrinários tais como:
1) Cálculos cronológicos sobre o "fim do mundo" (Mat. 24:3, ARC, veja Marcos 13:32) que acabam interferindo em toda a perspectiva da pessoa sobre o que ela deseja alcançar no futuro quanto aos seus alvos educacionais, emocionais e profissionais. O uso e abuso de textos tais como Mateus 24:34 com a utilização da palavra "geração" (em grego: genea) é um dos exemplos mais notórios. Infelizmente muitos intérpretes ocultam o fato que essa passagem admite, pelo menos, 3 explicações diferentes (veja O Novo Testamento Interpretado, e Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia (s. v. "geração") ambos de R. N. Champlin, Editora Hagnos). Acredito que quando certa passagem da Bíblia é obscura e admite mais de uma interpretação não se pode e nem se deve ser dogmático, como alguns o fazem para grande dano das pessoas que aceitam e endossam uma visão interpretativa estreita, reducionista e simplista.
2) Minúcias acerca de quais práticas sexuais devem existir no matrimônio. "Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém aos que se dão à prostituição e aos adúlteros Deus os julgará. - (Hebreus 13:4, ARC). A expressão "leito sem mácula" tem gerado todo tipo de especulação absurda do que significa "sem mácula" ou "mancha" chegando ao ponto de certos líderes e escritores "cristãos" se imiscuírem em algo que Deus não lhes deu licença para tal. Acredito que se a Bíblia não fornece detalhes é porque Deus achou desnecessário e deu liberdade para que o ser humano usasse o livre-arbítrio e o bom senso. Se o casal cristão se permitirá ou não certas práticas sexuais isso é decisão de foro íntimo do casal e ninguém deve se meter, dar opinião, ou fornecer conselho não autorizado pela Palavra de Deus. Interpretações ilegítimas de certas passagens bíblicas tem feito com que muitos não levem a sério justamente aquelas partes em que a Bíblia dá conselho direto sobre essa questão e faz com que o cristianismo caia em descrédito e que os cristãos sejam tachados como "burros, imbecis, ignorantes e de mente fechada". Do mesmo modo interpretações simplistas e infantilizadas de como Deus fez o homem e a mulher, distorcendo o relato simples do livro de Genesis, só causam vergonha ao Evangelho e viram motivo de chacota como ocorreu há alguns meses em determinado programa religioso de um canal que se diz ser sério, o qual fiquei pessoalmente estarrecido e chocado ao ver como que a direção dessa denominação legitimou as declarações de uma pessoa, que apesar de terem sido bem intencionadas, beiraram a imbecilidade. Quando o assunto envolve o sexo, sob a ótica cristã, bom senso, respeito e equilíbrio, creio que são de bom alvitre que sejam usados por aqueles que se colocam como "mestres" da Palavra. Não sou contra os "mestres e doutores" na Palavra, até porque Deus diz que daria tais pessoas como dons à Igreja, mas a atuação deles tem que estar condizente com a Palavra de Deus e Deus espera isso deles.
Irei mencionar mais alguns pontos ao passo que ampliar este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário